Ou no Youtube
Mas há algo mais aqui, além de ser uma "pauta fácil" para os veículos de comunicação.
![]() |
Exemplo de pauta fácil: lascar o cacete em serviços públicos ruins (ou nem tão ruins assim). |
Isso não é necessariamente algo ruim, mas certamente é bastante revelador
As retrospectivas são interessantes pois revisitam os acontecimentos do ano tentando ressaltar os que são considerados relevantes. Naturalmente, mesmo tendo passado alguns meses, a idéia de ser possível destacar o que é importante ou relevante é ilusória.
Por que?
Porque as ramificações e os efeitos, e mesmo a importância só ficam claras com o passar do tempo. O que foi uma nota de rodapé em um determinado ano, pode se transformar no maior acontecimento daquele ano (quiça mesmo da década).
Conhecida também como "deu zebra"! |
Um exemplo em particular vem a mente... |
Temos aí diversas narrativas que tem resultados diferentes dependendo de quando foram feitas. A lista do Oscar de 1977 diz o seguinte:
- Melhor filme: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.
- Melhor filme estrangeiro: Madame Rosa.
E quanto ao filme estrangeiro? Bom, 1977 foi o ano de lançamento de O Amigo Americano, Este Obscuro Objeto de Desejo entre outros.
Que tal dar uma olhada na lista dos filmes de 1977 que valem a pena ser assistidos e dos filmes de 1977 mais populares? Notaram a diferença?
O leitor pode achar que estou pegando um caso particular e transformando em regra geral. Mas, vamos a outro: Oscars de 1982
- Melhor filme: Ghandi
- Melhor filme estrangeiro: Volver a Empezar
E do mesmo modo, no caso do filme estrangeiro temos Fitzcarraldo, O Retorno de Martin Guerre, Fanny and Alexander...
A lista é bem explicativa: temos os mais populares e os que merecem ser assistidos. Há alguma correlação, mas ela não é nem de longe 100%.
Se o leitor ainda não está convencido deixo aqui mais um exemplo de 1981: o ganhador do Oscar e o de maior impacto. E o detalhe é que o filme de maior impacto também estava cotado para ganhar o Oscar, mas...
Segundo a Academia do Oscar esta é a imagem icônica dos filmes de 1981 |
Ao invés desta imagem. |
Bem, o mesmo fenômeno pode ser visto na música, artes e ciências. Mas na retrospectiva dos acontecimentos mais importantes, ou seja na história é que as coisas realmente mostram as polarizações dos juízes (ou editores, caso os leitores prefiram).