domingo, 4 de janeiro de 2026

O caso de múltiplas companhias

No Brasil temos três grandes operadoras de telefonia celular no Brasil: Vivo, Claro e TIM. Em termos de mercado temos as seguintes divisões:

  • Vivo: 39%
  • Claro: 33%
  • TIM: 23%

Como podemos ver, estes valores não somam 100%. Mas como o restante das companhias são bem pequenas, vamos renormalizar os valores:

  • Vivo: 41%
  • Claro: 35%
  • TIM: 24%

Vamos dar uma olhada no caso de três equações de competição:

No caso de duas companhias tínhamos os pontos fixos:

Temos combinações de várias formas:

As soluções são:

Desta forma podíamos determinar as fatias do mercado a partir das taxas . Mas vimos também que as taxas  eram mais importantes na determinação dos valore finais de cada empresa. Então vamos partir de uma versão simplificada e determinar as taxas que resultam nos resultados medidos:

Um conjunto de valores razoável é:

Como estamos interessados em estudar distribuições de probabilidade, vamos considerar todos os coeficientes iguais ()  com uma distribuição normal (não correlacionadas) e verificar as distribuições resultantes. Devido a igualdade temos que as distribuições resultantes têm a mesma forma.

Densidade da Companhia 1

Densidade da Companhia 2

Densidade da Companhia 3

 

Neste exemplo consideramos que todos os k eram iguais e modelados como uma variável aleatória de média 0.125 e desvio 0.0625. E todas as condições iniciais eram iguais. Mas podemos utilizar este resultado pare estimar as fatias de mercado após algum tempo no exemplo das operadoras de telefonia. Mas há algumas peculiaridades: se a soma dos mercados é 100%, então os valores não irão se alterar. No caso de pequenas variações teremos o equivalente a uma linearização das equações, e isto quer dizer que se modelarmos a incerteza no crescimento com uma variável aleatória normal, teremos uma distribuição aproximadamente normal para desvios pequenos.

Variação do mercado – Vivo - desvio 0.0625

Variação do mercado – Vivo - desvio 0.25

Variação do mercado – Claro - desvio 0.0625

Variação do mercado – Claro - desvio 0.25

Variação do mercado – TIM - desvio 0.0625

Variação do mercado – TIM - desvio 0.25

 

A questão que ainda resta é relacionar as fatias de mercado com os preços das ações. Sabemos que há uma relação, mas ainda falta obter equações relacionando as duas grandezas.  A Vivo faz parte da telefônica (R$ 32,74) que tem outros negócios, a Claro é negociada nos Estados Unidos dentro de outra empresa e a TIM tem cotação de R$ 21,46.

Ao contrário sem a presença de diversas empresas, o estudo de probabilidade só pode ser realizado numericamente.